sexta-feira, 25 de março de 2011

1º SEMINÁRIO DE POETAS POTIGUARES: A ARTE DE PENSAR A POESIA LIVRE

A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte teve sua fundação no dia 12 de junho de 1997, na sede do Sindicato dos Vigilantes, no Baldo, nesta cidade do Natal, com o objetivo de difundir a poesia em locais de difícil acesso à cultura, através de mecanismos de incentivo à livre manifestação artística e produção cultural. É uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, tendo como único meio de arrecadação financeira o pagamento da contribuição dos seus membros/associados, os quais nem sempre dispõem de verbas para contribuir e, dessa forma construir fundos para financiar e garantir projetos como: saraus, cursos, oficinas, seminários, palestras, ciclos de debates relacionados à cultura, publicações, espetáculos, shows beneficentes, que contribuirão para o envolvimento de todos os seguimentos sociais.

Contudo, através de parcerias, a SPVA/RN mantém-se ativa culturalmente em nossa sociedade procurando cumprir a risca seu estatuto através de eventos como o que ocorreu nos dias 17 e 18 de março de 2011 com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA/UFRN, Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, Associação dos Poetas Potiguares, Secretaria de Estado de Educação, Casa do Cordel, Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores e SEBRAE. Falo do 1º SEMINÁRIO DE POETAS POTIGUARES com o tema A ARTE DE PENSAR A POESIA LIVRE, onde grandes nomes deram sua contribuição com a seguinte programação:

Dia 17/03/2011

  • Palestra: A ÊNESE DA POESIA LIVRE, com o escritor, poeta pesquisador, apresentador e professor do Departamento de Letras da UFRN, Tarcísio Gurgel dos Santos Tarcísio Gurgel.
  • Mesa Redonda com o Tema: A POESIA LIVRE E SUA RELAÇÃO COM O CORDEL, com o cordelista e professor José Acaci; o advogado e Presidente da Academia de Trovas do RN, José Lucas de Barros; o advogado e Presidente da UEB, Eduardo Gosson, tendo como mediador da mesa o economista e poeta José Ivan Pinheiro.
  • Palestra Interativa com o Tema: O PAPEL DA BIBLIOTECA NA ARTE DO FAZER POÉTICO, com a coordenadora do comitê Proler/RN e técnica do Programa de Bibliotecas da SEEC/RN, Professora Erileide Maria Oliveira Rocha.
  • OFICINA DE ARTES: com a artista plástica e professora do Deart/UFRN, Socorro Evangelista.

Dia 18/03/2011

  • Momento Cultural: Apresentação de dupla de repentistas.
  • Mesa Redonda com o Tema: A POESIA POPULAR HOJE E SUAS PERSPECTIVAS  PARA O FUTURO, com os professores Marcos Medeiros, Kildemir Dantas e Américo Pita, tendo como mediador da mesa José Lucas de Barros.
  • Palestra Interativa com o Tema: JUVENTUDE E POESIA, USANDO O PODER DA INTELIGÊNCIA, com o Odontólogo e escritor Rubens Barros.
  • Mesa Redonda com o Tema: O PAPEL DA MULHER NA ARTE DE PENSAR A POESIA LIVRE, com a socióloga e escritora Rizolete Fernandes e a professora e Presidente da Academia de Letras Feminina do RN, Zelma Furtado, tendo como mediadora da mesa a Cônsul Poetas Del Mundo Deth Haak.
  • SARAU POÉTICO DE ENCERRAMENTO, com a participação do compositor Mário Lúcio, da cantora Nubilene e todos os participantes do evento.
         A SPVA nos ofertou o primeiro de muitos SEMINÁRIOS DE POETAS POTIGUARES que acontecerão na nossa cidade e em todas as demais do nosso Estado, provando que existem pessoas envolvidas e engajadas com a cultura poética, seja ela com rima, métrica ou livre, levando a todos a poesia existente na essência de tudo que vemos e tocamos.

Ozany Gomes


[...] o poeta se aproxima da criança,
que vê o mundo com olhos virgens e que,
por quase nada saber, está aberto ao mistério das coisas.
Para a criança – como para o poeta –
viver é uma incessante descoberta da vida.

                                                                         Ferreira Gullar
                       

Presidentes da SPVA
Geralda Efigênia e Maurício Garcia

Dr. Rubens Barros - Presidente da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores/SBDE
Dr. Eduardo Gosson - Presidente da União Brasileira de Escritores – UBE/RN
Sávio HacracktJornalista 
Professor Dr. Tarcisio Gurgel
Geralda Efigênia - Presidente da SPVA/RN
Lúcia HelenaEscritora, Historiadora, Representante da Academia Feminina de Letras/RN
Dr. Pedro Simões - Presidente Academia Cearemirinense de Letras
Dr. Carlos Miranda - Presidente do Instituto Histórico e Geografico do RN



Geralda Eigênia, Eduardo Gosson, Pedro Simões e Deth Haak

Zelma Furtado, Vilmaci Viana e Ozany Gomes

Tarcísio Gurgel

Dr. Rubens Barros

Zelma Furtado, Rizolete Fernandes e Deth Haak

Querida poetisa Rosa Regis ao lado do poeta Pedro Grilo

Carlos, José Acaci e Geralda Efigênia

Pedro Grilo e Deth Haak

Poetas Marcos e Sharon

Professora Socorro Evangelista

Dr. José Lucas de Barros e dupla de repentistas

Mário Lúcio e Nubilene

Alguns participantes do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário