sábado, 16 de abril de 2011

A GRAÇA NA PRAÇA LEVARÁ APRESENTAÇÃO CIRCENSE PARA 10 MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE




“A Graça da Praça” é um projeto de circulação de espetáculos da Tropa Trupe. A primeira edição acontecerá no período de 15 de abril a 18 de maio nas praças públicas de 10 municípios do Estado Rio grande do Norte, sendo eles: Sítio Novo, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Santa Cruz, Caicó, Mossoró, Assú, Ielmo Marinho, São Gonçalo e Natal. O projeto foi viabilizado através do Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua – 2010 e conta também, com o apoio das prefeituras dos municípios.
O espetáculo escolhido para circulação “O Equilibesta” é autoral e foi concebido há dois anos em formato de esquete teatral. Mas durante uma estada de quatro meses em Buenos Aires/ARG (novembro de 2009 a março de 2010) os artistas Luísa Guedes e Rodrigo Bruggemann transformaram-o num espetáculo após participarem da Oficina de Direção de Números de Humor, com o consagrado diretor argentino Walter Velázquez.

QUAL É A GRAÇA DA PRAÇA ?
Além do ambiente de socialização e interação, as manifestações artísticas sempre fizeram parte do histórico desses lugares tão significativos no cotidiano das pessoas. Tais manifestações têm se tornado cada vez mais escassas. O projeto visa estabelecer essa relação entre o ator, a praça e o espectador, se contextualizando à particularidade de cada cidade, população e sua relação com o espaço público, procurando incentivar a utilização desses lugares por outros artistas e a população em geral que deseja se expressar artístico e politicamente.
As escolhas da cidades por onde a “Graça da Praça” irá circular não foram eleitas por acaso: Cinco das nove cidades (Mossoró, Caicó, Assú, Santa Cruz e Natal) são algumas das mais importantes do Estado. A presença do “A Graça da Praça” em locais com essas características, tem como principal finalidade obter uma maior visualização do projeto, já que um dos nossos objetivos é a divulgação do grupo e da linguagem abordada pela Tropa Trupe.
As Cinco cidades restantes (Sítio Novo, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Ielmo Marinho, São Gonçalo) possuem o maior Índice de Exclusão Social (IES) do Rio Grande do Norte. Nestes municípios o intuito é de proporcionar uma vivência artística inexistente no cotidiano dos seus moradores, atingindo as cidades mais desprovidas de atividades relacionadas a cultura.
A expectativa é que mais de 1500 pessoas assistam ao espetáculo apresentado pela Tropa Trupe.

Um comentário:

  1. Olha só que ideia genial!
    Parabéns aos idealizadores!
    O sucesso é previsível, mas almejo que ele seja crescente.

    ResponderExcluir