sábado, 14 de maio de 2011

9ª SEMANA DE MUSEUS


MUSEU DE CULTURA POPULAR DJAMA MARANHÃO COMEMORA A 9ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Com o tema “Museu e Memória”, a Semana Nacional de Museus chega a sua 9ª edição com a proposta de intensificar uma concentração de atividades dos museus brasileiros em torno de um tema comum, garantir divulgação nacional dos espaços e de suas agendas e promover a integração das instituições museológicas, estimulando suas relações com a sociedade. De 16 a 22 de maio os museus brasileiros se mobilizam em torno da semana como forma também de celebrar o Dia Internacional dos Museus, que é comemorado no dia 18 de maio. Em comemoração, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão realizará diversas atividades como, cursos, oficinas, exposições e apresentação de João redondo.
Desde que foi inaugurado o local participa da Semana Nacional de Museus elaborando uma programação. Este ano a programação conta com apresentação de bonecos de João redondo, visitas guiadas, palestras no museu e oficina de teatro. Do dia 16 ao dia 22, quem visitar o museu terá a oportunidade de conferir as palestras, “Museu e Folclore’’, “Importância dos Museus”, “Natal e Memória e Memória da Cidade do Natal através de crônicas e poesias”. As palestras acontecem no auditório do museu. Além das apresentações de Teatro de Bonecos com o arte educador Genildo Matheus e do curso Museu e Folclore.
A Semana Nacional de Museus deste ano conta com 994 museus e instituições culturais em 502 cidades brasileiras, totalizando mais de três mil atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados em edições anteriores.

         
MUSEU DE CULTURA POPULAR DJALMA MARANHÃO

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, vinculado a Prefeitura Municipal do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte foi inaugurado em 22 de agosto de 2008 e localiza-se no prédio da antiga Rodoviária de Natal, no bairro da Ribeira. Composto de um acervo expressivo da cultura popular, o espaço apresenta em seus núcleos expográficos elementos das mais diversas expressões populares do Rio Grande do Norte. A exposição permanente é formada por elementos da religiosidade, danças, bonecos de João redondo, brinquedos, esculturas, cordéis e exibição de vídeos documentários dos fazeres e saberes do homem potiguar. Atualmente, encontra-se aberto às instituições culturais e de ensino público e privado para visitação e a realização de eventos correlatos.

PALETRAS
18/05 – 10h (auditório)
Museu e Folclore / José Augusto
19/05 –10h (auditório)
Importância dos Museus / Odinélia Targino
19/05 – 15h (auditório)
Natal e Memória / Haroldo Maranhão
20/05 – 10h (auditório)
Memória da Cidade do Natal através de crônicas e poesias / José Augusto e João Kikumoto

OFICINAS
16 a 18/ 05 - 14h30 (Galeria Newton Navarro)
Oficinas de teatros – jogos teatrais / Leonardo Prata

APRESENTAÇÕES
17/05 – 10h / Teatro de Bonecos (João Redondo) – Genildo Matheus
18/05 – 15h / Teatro de Bonecos (João Redondo) – Genildo Matheus
20/05 – 15h / Teatro de Bonecos (João Redondo) – Genildo Matheus

CURSO
24 a 27/05 – 15h / Museu e Folclore (José Augusto)


SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Quando: de 16 a 22 de maio
Onde: Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão
Praça Augusto Severo, Ribeira.
Visitação: De terça a sexta das 9h às 17h
Sábado, Domingo e feriados facultativos das 10h às 17h
Informações / Agendamentos: 3232 8149

Assessoria de Comunicação da Funcarte
Tatiana Tarquino - 8819.3156
Tel: (84) 3232.8836

Nenhum comentário:

Postar um comentário