quinta-feira, 2 de junho de 2011

A ARTE DE PENSAR A POESIA LIVRE CHEGA A CIDADE DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN

Nessa segunda-feira, 30 de maio de 2011, aconteceu o II SEMINÁRIO DE POETAS POTIGUARES: A ARTE DE PENSAR A POESIA LIVRE, promovido pela SPVA/RN – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte e coordenado por Ozany Gomes e Geralda Efigênia, membros dessa sociedade.
O evento teve início às 07:00hs na Câmara Municipal da cidade de São Paulo do Potengi, Estado do Rio Grande do Norte, o qual teve o total apoio do Ilustríssimo Secretário Municipal de Educação, José Francisco de Azevedo, que pautando sua gestão na valorização da educação e da cultura da sua cidade, articulou junto a todas as escolas do município a participação dos professores, que se fizeram presente 100%.
Além da Secretaria Municipal de Educação, a SPVA/RN contou com o apoio do prefeito José Azevedo Lopes, da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, da Academia Juvenil de Letras Maria Nini Araújo Souto, Academia de Trovas do RN, Associação Estadual dos Poetas Populares do RN, Poetas Del mundo, Livraria Câmara Cascudo, Jales Azevedo Vídeo Produção e Ilustre Serviços Gráficos, sem os quais o seminário não teria se concretizado.
Durante todo o dia, os professore puderam ser contemplados com uma programação rica em conhecimentos e apresentações culturais, como a palestra sobre “a gênese da poesia livre” ministrada pelo professor e poeta Eduardo Torres Cordeiro, que também ministrou uma oficina sobre “música e poesia na sala de aula”. Duas mesas-redondas, sendo a primeira composta pelo professor e poeta José Acaci, pelo bacharel em direito e poeta José Lucas de Barros, tendo como moderador o bacharel em estatística e poeta José Ivam Pinheiro, com o tema: “A poesia livre e sua relação com o cordel”. A segunda mesa-redonda, tratou sobre “O papel da mulher na arte de pensar a poesia livre”, composta pela socióloga e poetisa Rizolete Fernandes, pela pedagoga e poetisa Geralda Efigênia, pela Consulesa dos poetas del mundo e poetisa Deth Haak, tendo como moderadora a pedagoga e promotora cultural Ozany Gomes.
Em concomitância com os momentos de debate sobre a arte de pensar a poesia livre, houve várias apresentações culturais com os poetas e músicos Mário Lúcio, João Cleiton Alves, Zé Martins, José Acaci, Eduardo Torres Cordeiro e Ed Santos, como também a participação dos corais Alegria do Potengi e da Academia Juvenil de Letras Maria Nini Araújo Souto.
O evento foi finalizado com um maravilhoso sarau poético coordenado pelo vice-presidente da SPVA/RN, o poeta Tião Bezerra. Vários poetas da cidade como, Joanir César da Costa, Maria do Carmo, Jobson Paulo Soares, Ademir Santa Rosa, Alysson Zenildo, Naldinho, Lino Sapo e Chico Cal, tiveram a oportunidade de se apresentar. Ainda durante o sarau, os participantes concorreram ao sorteio de diversos livros doados pelos poetas da SPVA/RN.
Dado o sucesso desse segundo seminário, o presidente da SPVA/RN, Maurício Cardoso Garcia, membros da diretoria e demais associados, agradecem ao apoio de todos que colaboraram na realização do mesmo, desde os aqui já citados até os que trabalharam duro durante toda sua realização, como o motorista José Denilson, as credenciadoras Mª Aparecida Gomes, Mª do Socorro Ribeiro e Izete Campos, o responsável pela mesa de som, Jarbas Lopes dos Santos e todas as merendeiras responsáveis pela alimentação dos participantes deste maravilhoso evento cultural.



Ozany Gomes

Algumas fotos do evento:

2 comentários:

  1. Pena que eu não estava presente pois estava doente na ocasião. Fica para uma próxima!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog,
    gostas de poesia? venha visitar-me em:
    www.soliloquioaolonge.blogspot.com

    vou te seguir, retribui?

    um grande abraço.

    ResponderExcluir