segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LIVRO DE CLOTILDE TAVARES CONTA A HISTÓRIA DA RELAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COM A PUBLICIDADE


O registro de uma das mais valiosas manifestações culturais nordestinas e sua relação com um fenômeno do mundo contemporâneo é o tema central do livro “O Verso e o Briefing – A Publicidade na Literatura de Cordel”. A obra promove um resgate da história dos “folhetos” confeccionados por poetas do interior desde o seu surgimento, passando pelas inúmeras temáticas utilizadas, até chegar a um tipo bem específico de cordel: “o folheto de propaganda”, usado para divulgar produtos, empresas, políticos ou ideias.
A publicação conta como a Literatura de Cordel criou, não apenas uma forma de escrever, mas também de compor, imprimir, divulgar e distribuir, fazendo surgir todo um sistema literário organicamente articulado que preencheu as necessidades das comunidades isoladas e iletradas dos sertões nordestinos. Também são mostrados exemplos de folhetos de propaganda, usados por grandes anunciantes, candidatos, produtos medicinais e diversos outros.
A autora do livro, a escritora e pesquisadora Clotilde Tavares, decidiu escrevê-lo após apresentar um trabalho sobre o tema na renomada Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Como o assunto teve muita aceitação entre estudantes e profissionais da área, Clotilde resolveu aprofundar ainda mais suas pesquisas e elaborou o texto publicado pela editora potiguar Jovens Escribas e que vem sendo lançado em diversos Estados Brasileiros.

A autora

Clotilde Tavares nasceu em Campina Grande (PB), mas reside em Natal (RN) há mais de 3 décadas. Formou-se médica, mas trocou a rotina de consultórios e hospitais por uma sólida carreira literária.  Escritora, dramaturga, professora, cronista e pesquisadora, publicou os livros “A botija”, “A agulha do desejo”, “Natal, a noiva do sol” e vários outros.


Clotilde Tavares 
clonews@digi.com.br
(84) 8723-1518

Editora Jovens Escribas:
carlosfialho@jovensescribas.com.br

Fonte: emvoltadaarte.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário