quinta-feira, 5 de abril de 2012

NO DIA 13 DE ABRIL ACONTECEU O ...

Os Encontros de Violão Amador de Parnamirim iniciaram em 1998, por iniciativa de José Acaci, conhecido professor e poeta potiguar, e José Lúcio, funcionário da Secretaria de Educação do Município, os primeiros encontros trouxeram a adesão de várias pessoas que passaram voluntariamente a fazer parte da equipe de produção, e essa adesão fez do Encontro de Violão um evento de grande aceitação e reconhecimento por parte da população parnamirinense e potiguar.

O primeiro encontro teve a finalidade de juntar músicos e apreciadores da boa música e pessoas que gostassem de tocar e ouvir o som harmonioso de um violão ou outro instrumento de corda, e também que o encontro se tornasse uma confraternização entre amigos. A reunião de quinze pessoas, que aconteceu no pátio da Escola Cenecista Augusto Severo, foi o pontapé para a criação deste evento sem fins lucrativos e que tem como principal finalidade dar oportunidade a pessoas que tocam violão a enfrentar um palco, vencendo a barreira da timidez.

Os encontros passaram a acontecer continuadamente uma vez por ano, mas por motivos de afastamento de alguns componentes da equipe, e falta de apoio financeiro, em alguns anos o encontro deixou de acontecer. É importante lembrar que grandes nomes da música potiguar e nacional já estiveram nos encontros de violão de Parnamirim, como Pedrinho Mendes, Diogo Guanabara, Carlos Zens, Cacau Arcoverde, Yamandu Costa, Chico Januário, Geraldo Lins e outros.

O 13º Encontro de Violão Amador de Parnamirim no últim 13/04 teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Parnamirim através da Fundação Parnamirim de Cultura. Além da boa música, houve sorteio de brindes aos participantes, exposição de artes plásticas, exposição de fotografias, matérias jornalísticas dos eventos anteriores, souvenires, entrega de troféus aos participantes e uma bela homenagem a Iran de Brito Marrocos, que esteve com a equipe de produção desde o primeiro encontro, e foi o cerimonialista em quase todos os eventos, e que, no dia 13 de abril comemorou-se um ano da sua morte.
           
A inscrição para a apresentação aconteceu pela ordem de chegada ao evento, cada inscrito teve direito a subir ao palco e tocar, ou tocar e cantar duas músicas por vez. Todos tiveram à sua disposição, palco, som e instrumento para sua apresentação, além de receber um troféu pela sua participação.


José Acaci Rodrigues e José Lúcio A. Barros, organizadores do evento, estão de parabéns!!!!
 Veja as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário